12 de jun de 2013

Lana del Rey - Born to Die



Born to Die é o álbum de estreia da cantora-compositora norte-americana Lana Del Rey, lançado em 30 de janeiro de 2012 pelas gravadoras Interscope Records e Stranger Records. O álbum tem participações de vários produtores e compositores, sendo que Del Rey participa como co-compositora em todas as faixas. Uma semana antes do lançamento, o disco vazou na internet.1

Depois de assinar um contrato com a gravadora Stranger em junho de 2011, Del Rey lançou seu single de estreia, "Video Games", que impulsionou sua popularidade online. Del Rey, em seguida, começou a dar entrevistas a vários jornais e revistas, também começou a fazer apresentações ao vivo para promover seu trabalho. O segundo single do álbum, "Born to Die", foi lançado em 30 de dezembro de 2011. Del Rey evoca elementos de artistas da música como Elvis Presley, Britney Spears, e Antony and the Johnsons. Musicalmente, "Born to Die" é um álbum pop, mas dialoga com elementos do hip hop, indie pop, e balada pop. Liricamente, são notáveis as referências a Lolita, obra de Vladimir Nabokov, além de forte influência da cultura norte-americana no século XX, em especial a televisão, a moda e o cinema.

O álbum teve um bom desempenho comercial estreando com 327 mil cópias no mundo. Em menos de dois meses o álbum atingiu a marca de um milhão de cópias.2 3 No Reino Unido o álbum vendeu 116,745 cópias durante a primeira semana se tornando o álbum com vendas mais rápidas de 2012. Acumulando as vendas digitais de 50.007, o álbum se tornou o quinto álbum em toda história a vender mais de 50.000 downloads em uma única semana. Nos Estados Unidos estreou na segunda posição com vendas de 77 mil cópias, atrás apenas do bem-sucedido 21 de Adele. Até 16 de julho de 2012, com pouco mais de cinco meses de lançamento, "Born to Die" chegou a marca de 3,5 milhões de cópias vendidas mundialmente; sendo certificado como Disco de Ouro ou Disco de Platinaem mais de doze países.4

A 9 de novembro de 2012, foi relançado o álbum, sob o nome Born to Die - The Paradise Edition e no EP Paradise, que conta com 9 novas faixas, incluindo uma faixa apenas disponibilizada pelo iTunes, "Burning Desire", que foi usada como música promocional do novo F-Type da Jaguar.5

0 Comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger