28 de mai de 2013

Jordão Bar - Tatuapé Sao Paulo

José Annunciato Jordão, era o nome dele. Nascido em Bragança, terra do pai que era de família portuguesa, foi criado em Itapira, terra da mãe, de família italiana.

A infância do Jordão foi característica de quem foi criado na “roça”. Muito trabalho, brincadeiras e por ser muito falante, as pessoas paravam para vê-lo falar. Daquela vida, o que ele mais gostava era de brincar e bem cedinho ajudar a tirar o leite das vacas. Ele ordenhava o leite diretamente no copo, que com açúcar até o meio, servia para se divertir e beber aquele líquido que deveria ter milimetricamente três “dedinhos dos seus” de espuma. Era a medida certa.

Os anos passaram e sua família veio para São Paulo. Aqui, Jordão estudou, e para que isso fosse possível, seus pais trabalhavam em tecelagens.

Os estudos foram o suficiente para que ele se aprimorasse numa das atividades que mais gostava de praticar, o bom papo.

Seu primeiro trabalho foi em um bar, tipo “boteco” e como não sabia fazer nada, fazia tudo. Em um belo dia o patrão lhe pediu para ajudar no movimento tirando chopp. Como não tinha referência, lembrou daquela infância distante e a espuma com exatos três “dedinhos” do leite ordenhado veio em sua lembrança. Assim, passou a usar a mesma característica como sua marca registrada para extrair o melhor chopp. Deste momento pra frente, Jordão nunca mais abandonou a chopeira. Diz a lenda, que ele passou pelos melhores endereços de São Paulo e por onde ele estivesse trabalhando, carregava uma legião de clientes/amigos, que tinham nele a figura do bom papo, do amigo e do profissional que fazia questão de preservar a tradição do atendimento impecável, da cortesia, do ambiente familiar, amigo e sempre com sua marca registrada. O chopp maravilhoso, magistralmente bem tirado e com os seus “três dedinhos”. Muitas outras histórias sobre o Jordão já foram contadas. Uns dizem que ele morou no Tatuapé, que os pais trabalharam no “Santista”, que ele nas horas vagas adorava um “footing” na Avenida Celso Garcia (os meninos andavam de um lado da rua e as moças do outro e desses encontros, nasceram muitos casamentos). Nunca saberemos se tudo isso é história ou estória, mas de uma coisa temos certeza, São Paulo há muito merecia um bar inspirado numa história como essa. Um lugar que respeite esses valores. Que resgate o chopp bem tirado, o barman e seus drinks cuidadosamente elaborados, um cardápio criativo e diferenciado em um ambiente agradável, com tudo para uma boa conversa.

SEJA BEM-VINDO AO JORDÃO, O MELHOR LUGAR PARA UM BOM PAPO À BEIRA DO COPO.

----- Com essa descriçao Oficial no Site do Jordao Bar, comeco a dar a minha opnião sobre o mesmo. Apesar de ficar um pouco distante de casa, rapidinho chegamos la, facil acesso e tambem nao dificil de ser encontrado. Fica localizado na Rua Apucarana numero 1452 no Jardim Analia Franco (Tatuape) na Zona Leste de Sao Paulo Capital. O bar dispoe de serviço de vallet em frente ao estabelecimento, mas nao coloquei o carro la porque havia bastante vaga na rua lateral. Ambiente muito bem decorado e aconchegante, fomos recebidos por uma moça bastante educada, que nos encaminhou para mesa dos nossos amigos que chegaram algum tempo antes, portanto nao tenho como falar mais aprofundado sobre demora na espera de mesas ou qualquer coisa do genero, mas era sabado, e mesmo assim nao me parecia que as pessoas na lista de espera demoraram  muito para serem encaminhadas, como acontece em vaaarios lugares aqui. Ambente externo ao bar, pra quem escolheu ficar na area sem cobertura para fumar ou na calçada, conta com aquecedores, entao mesmo no sabado agora que estava fazendo um frio tenso, ainda assim da pra ficar na area externa sem maiores desconfortos. a partir da meia noite devido a lei do silencio, as coisas do lado de fora sao todas recolhidas e as mesas encaminhadas para a area interna, entao ja pode ir pra o bar sabendo disso que se voce sentar do lado de fora, sera convidado a ocupar uma mesa dentro do estabelecimento alguam hora. Atendimento excelente por parte do garçom que todos estavam chamando de "kiko" (devido a clara semelhandca com o personagem do seriado Chaves) quando cheguei, mas por outro lado, alguns dos que nao anotavam o pedido e estava somente fazendo a entrega das bebidas foram meio grosseiros e mal educados tanto na hora de tirar alguma duvida no cardapio, ou simplesmente para chamar alguem para anotar um novo pedido, mas tudo bem. Sabado era dia de UFC e defesa de cinturao e solicitei quando cheguei para por no canal da luta, mesmo sem o som, somente para as imagens, porem nao fui atendido. Colocaram somente na ultima luta de defesa do cinturao mesmo, portanto acho que nao custava tirar do animal planet para satisfazer a vontade de um cliente acompanhar as lutas. Fiquei puto, mas mesmo assim, foram perdoados porque pelo menos a luta principal da noite passaram. Pena o Pezao nao ter segurado a onda pelo menos ate o segundo round. 
Recomendacao para voces experimentarem uma capiroska feita com Leite fermentado (Yakut), e tambem a caipirosca de melancia com borda de pimenta. Gostei bastante de ter experimentado, apesar de que no dia estava tomando a boa e velha cerveja sem alcool Liber hahaha. Lei seca fodaa! =D 
Admito que passamos um pouco na hora de ir embora, mas achei meio chato (nao sei se foi o gerente da casa ou um garcom diferente dos que estavam atendendo a nossa mesa) chegar pra gente e mandar falar baixo. Achei ate engracado porque geralmente saimos de casa aqui pra um barzinho pra pdoer exatamente falar mais alto e nao incomodar os vizinhos, e chegar os funcionarios do bar pedindo pra gente falar baixo pra nao incomodar tambem os vizinhos... Me fez me sentir realmente em casa. 

No geral , o bar é muito bom, aconchegante, atendimento nota 7-8, tem comidas interessantes no cardapio, como comidas tipicas alema por exemplo, cerveja gelada, drinks que tambem valem a pena experimentar e que nao vi em nenhum outro bar em Sao Paulo servido da mesma forma. Voltarei mais vezes com certeza.

FATO CURIOSO: Trajar camiseta regata e chinelos, impedem a entrada no estabelecimento ! 

Terraço
Bar
Area Intern 
Tapas
Clube do Wisk
Vista Frontal do Bar.

0 Comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger