28 de out de 2012

Opinião


A política do Pão e circo (panem et circenses, no original em Latim) como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. Esta frase tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.

---

Para divulgadores e spanistas (existe essa palavra?) fica a dica ai. Se quiser fazer propaganda, projeto de campanha, promessas politicas tudo bem. Mas falar que vai ter banda fulana de tal descendo a principal avenida da cidade, juntamente com participação desse ou daquele candidato "campeao" aí ja é demais. sabe porque? Porque todo o dinheiro que ta rolando ali é seu. Quer comemorar a vitoria, porque o candidato que voce acreditou ou acredita ser mais capaz venceu as eleições, tudo bem. Pegue sua cervejinha, seu litrao e desca, va balancar bandeira, vestir a camisa, soprar um apito, gritar nas ruas, mas nao deixe essas coisas publicas e achar bonito que estao torrando seu dinheiro com algumas coisas sem futuro.

Mudanças servem para amadurecimento e analise por outro angulo. como assim? Bem, morando em Joao Pessoa, sempre fui envolvido com campanha politica. Nunca porque precisei de emprego, nunca porque alguem de minha familia dependia de emprego, ou por promessa de emprego futuro pra dar uma mamadinha na teta do gorverno. Talvez se eu precisasse eu fizesse, mas nunca foi por esse motivo. 

Sempre carreatas, comicios, festas, adesivagem de carro, foram por amizade e tambem porque era o candidato que eu havia escolhido, inclusive votei neles e apos o periodo acompanhei e acompanho as ativadades dos mesmos. Se voce nao sabe, voce pode cadastrar na camara municipal, assembleia legislativa, senado federal, presidencia da republica para receber informativos e atividades do parlamentar escolhido por voce, justamente para analisar e ver se merece o seu voto na proxima eleição ou não.. Ah mas eu tava falando de mudança.

Vim pra São Paulo, e aqui por ser uma cidade de proporções gigantescas, nao pude sentir aquele gostinho de final de campeonato brasileiro que fica durante as eleições por Joao Pessoa. Metade da cidade pra um lado Azul e Amarelo, Outro ou de laranja e vermelho, ou umas estrelinhas penduradas em qualquer lugar... Aqui as pessoas (pelo menos as que eu converso e tento trocar ideia sobre politica) justificam o seu voto, falam sobre projetos e sobre o que é o melhor para a CIDADE. Sobre ampliação de sistema de transporte publico, Saúde (nao sendo se eu vou receber remedio em casa ou nao), segurança publica (voces tem noção que João Pessoa esta entre as cidades mais violentas DO MUNDO?? De acordo com pesquisa da instituição mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal a cidade esta atualmente na posição 29 da lista das cidades mais violentas do Mundo.. Ééé Doutor..), Educação entre outras. 

Tambem nao posso elogiar muito porque foi Sao Paulo que elegeu o candidato Francisco Everardo Oliveira Silva para o cargo de deputado Federal com um mandato de 2 anos ainda pela frente sendo voce, cidadão brasileiro, que vai arcar com o gasto anual de R$ 1,4 milhão, para o mesmo poder exercer as suas funcoes politicas.

Mas, enfim, o que eu estou querendo comparar é que aqui a disputa politica é feito realmente na politica, debate, conversa... Amadurecimento politico, isso que ta sendo necessário um pouco ai na Paraiba inteira. Deixar de ser pessoal para ser do povo e para o povo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger