15 de ago de 2012

The Jimi Hendrix Experience - Are You Experienced

Faz tempo que eu nao coloco algum album aqui de recomendacao, mas esse aqui dispensa comentarios. 



Info Via Wikipedia

Are You Experienced foi o álbum de estreia do The Jimi Hendrix Experience, lançado em 1967. O disco destacou a psicodelia de Jimi Hendrix, guitarras distorcidas, e o lançou para o estrelato. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame

Após desembarcar no Reino Unido em setembro de 1966, sob a guarda de Chas Chandler(baixista do The Animals), eles formaram The Jimi Hendrix Experience com Mitch Mitchell na bateria e Noel Redding no baixo. Após trabalhar com a gravadora Polydor e rapidamente mudar para o mesmo selo do The Who, a Track Records, o grupo lançou três clássicos singles que figuraram entre as 10 mais tocadas na Inglaterra: "Hey Joe", "Stone Free" (Dezembro de 1966), "Purple Haze","51st Anniversary" (Março de 1967) e "The Wind Cries Mary", "Highway Chile" (Maio de 1967). Durante a produção destes singles, The Jimi Hendrix Experience cortou de seu disco de estreia, com a produção de Chas Chandler.

Lançado na Inglaterra no mês de Maio sem estes três singles - como era comum no Reino Unido naquela época, Are You Experienced e The Jimi Hendrix Experience rapidamente tornaram-se sensação em toda Europa, com este disco alcançando a segunda posição no Reino Unido, atrás apenas do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles. Muitos dos fãs de Jimi Hendrix aclamaram a versão do Reino Unido de Are You Experienced como a versão definitiva.

Isso foi após a fantástica performance no Monterey Pop Festival que o selo americano Reprise Records preparou o lançamento do disco, mas com algumas mudanças significativas. A capa do disco produzido no Reino Unido, certamente não era das melhores, então uma mais colorida foi criada.

Além disso, músicas cruciais como "Red House", "Can You See Me" e "Remember" foram removidas - de forma a abrir caminho para os três hits singles do Reino Unido, com a alteração da sequências das faixas no processo. Até então, a ordem corrente das faixas foram selecionadas por Jimi Hendrix mas "Red House" foi excluída do disco contra sua vontade. Lhe disseram que a "América não gostava de blues". Em agosto, a versão americana de Are You Experienced foi lançada e tornou-se um best-seller. Em seguida, Axis: Bold as Love foi lançado Dezembro no Reino Unido teve que lançado após 6 semanas devido às vendas espetaculares do disco de estreia.

Depois que o pai de Jimi, Al Hendrix obteve novamente os direitos autorais das músicas de seu filho, Are You Experienced foi relançado, agora pela Universal Records mundialmente, preservando ambas versões nos respectivos países em que foram lançados, incluindo as faixas excluídas das respectivas versões anteriores.

Considerado por muitos como possívelmente o maior disco de estreia da era do rock, a TV Channel VH1 listou Are You Experienced? o quinto maior disco de todos os tempos em 2003

The Jimi Hendrix Experience foi uma famosa banda anglo-americana de rock psicodélico de grande influência, apesar da curta carreira, que teve como líder o músico Jimi Hendrix.

Foi por esta banda que Jimi Hendrix gravou a maior parte das suas mais famosas músicas como "Purple Haze", "Foxy Lady", "Fire", "Hey Joe", "Voodoo Child (Slight Return)", "All Along the Watchtower" e "Spanish Castle Magic".

Embora Jimi Hendrix tenha sido o líder da banda, os outros dois integrantes (o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell) foram também dois importantes músicos para a banda.

Hendrix chegou à Inglaterra em Novembro de 1966 e, junto com o seu agente Chas Chandler, começaram com audições para encontrar outros músicos para a banda. Noel Redding foi escolhido para o lugar de baixista. Apesar de nunca ter tocado baixo, pois era guitarrista, Hendrix gostou da sua aparência e atitude. Mitch Mitchell era um baterista que atuava em Londres capaz de acrescentar à banda o estilo jazz.


História

Apesar de inicialmente a banda ter sido formada para apenas acompanhar Hendrix, "The Experience" cedo provou ser mais do que isso. Seguindo os passos do líder dos Cream, eles foram um dos primeiros grupos a popularizar o formato "power trio", que essencialmente é constituído por guitarrista, baixista e baterista.

A formação teve o seu valor reconhecido pela primeira vez durante o Monterey Pop Festival, um dos maiores festivais de música daquela época. A banda teve uma excelente atuação, que terminou com a famosa cena em que Hendrix ateou fogo à sua guitarra. Este momento foi imortalizado em uma fotografia que foi mais tarde usada como capa da revista Rolling Stone.

Este concerto foi filmado e usado no documentário Monterey Pop. Isto atraiu as atenções do público norte-americano e a banda foi convidada para participar da turnê com The Monkees como banda de abertura. Eles acabaram por abandonar a turnê depois de alguns concertos. Chas Chandler mais tarde disse que tinha se tratado de uma jogada de publicidade.

Com a banda, Hendrix gravou seus três álbuns de maior sucesso, Are You Experienced?, Axis: Bold as Love e Electric Ladyland. Em Junho de 1969, ele decidiu acabar com a banda após vários problemas.

"The Experience" foi introduzida no Hall da Fama do Rock and Roll em 1992.

0 Comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger