30 de jul de 2012

Sao Paulo a João Pessoa de Carro

Antes de fazer essa viagem realmente penei demais para achar informações sobre o melhor caminho a ser feito, excluindo claro a dica de ir pela BR 101 e não pela 116... Na verdade o que acho que quem vai fazer essa viagem como eu fiz é saber realmente por quais cidades passar, onde abastecer, onde dormir, onde comer, quantos dias são necessários para não se cansar muito, entre outros. Primeiramente como falei anteriormente, planejei a viagem para ser feita em 3 dias com duas paradas pela estrada chegando ao final do terceiro dia em joão pessoa

Saímos dia 30 de junho (sábado) de São Paulo as 6 da manha. Achei o horário ideal para sairmos, porque pegamos a Dutra sentido rio de janeiro sem nenhum transito. Pista filé sem nenhum tipo de problema ate a chegada ao Rio de Janeiro. A unica coisa que em um pequeno trecho é que a névoa estava muito densa, tornando dificil a visibilidade ate mesmo do carro que ia a nossa frente. se estivesse com o farol desligado realmente nao dava para ver, e para completar começou a chover... Temi que a viagem inteira fosse daquele jeito, já bateu uma tristeza ter que percorrer quase 3000 km daquele jeito. Vários lugares para paradas, recomendo parar em alguma unidade do frango Assado para comer, foi onde fizemos a primeira parada para xixizinho e coco de Mel (viajar com cachorro eh foda haha). Pedágio é um negocio recorrente ate o rio, portanto quem não tiver instalado o SEM PARAR indico instalar. rapidinho se coloca, agora não tem mais tempo obrigatório de fidelidade podendo ser cancelado na hora que voltar de viagem por exemplo. pode ser instalado em placas do brasil inteiro, necessitando somente do documento do carro, dados bancários do motorista e documentos do mesmo. Depois disso adeus às filas para pagamento de pedágio tendo duas cancelas liberadas para usuários do SEM PARAR.

Chegando ao rio de Janeiro pegamos a linha vermelha sentido Niterói para continuar pela 101 ate chegarmos a Vila Velha. Estada muito bonita a do rio de janeiro passando pelas serras, porem com curvas muito perigosas em vários trechos, portanto tem que ficar bem esperto e não recomendo ir a noite por la, primeiro claro pelo perigo, mas também porque você vai perder um belo visual das paisagens. Escolhemos la para a primeira parada justamente devido a hospedagem que aceitava cachorro também. inicialmente pensamos em parar em Vitoria que fica bem pertinho, mas depois optamos por vila velha mesmo, no centro da cidade bem próximo a praça duque de caxias. Não achei a diária que pagamos muito barata não para as condições que o hotel oferecia, mas tinha um cafe da manha ate legalzinho, com frutas e tals.. Depois faço um update no post com o nome correto do hotel e o endereço para quem tiver interesse. pagamos 150 reais em uma diária tripla + cachorro. Quartos bem simples mesmo com 3 camas de solteiro, banheiro com aguá quente. De jantar pedimos uma pizza na portaria do hotel mesmo, o senhor que fica la durante a noite muito atencioso, desenrolou garagem para colocarmos o carro (garagem é rotativa durante a semana) sem cobrar nada, e também fez o pedido de uma pizza para nós mandando entregar no quarto. Show de bola. No primeiro dia fechamos 991 Km percorridos.
Começando o segundo dia Iamos parar na Bahia, exatamente em Feira de Santana, porem tivemos problemas para achar pousada que aceitasse cachorro, entao demos o gas e cruzamos a bahia inteira fechando 1350 Km no segundo dia parando em Aracaju SE. Ficamos hospedados em uma pousadinha chamada pousada nacional, que ficou por 70 reais o quarto triplo e ainda aceitava cachorro. na verdade conseguimos ficar eu e a Mel em um quarto no primeiro andar so que o banheiro era compartilhado, e Lucas e Talita ficaram num quarto no terreo que tinha banheiro, entao tava solucionado o local pra tomar um banho e partir no terceiro dia direto pra Joao Pessoa.
Preço da Gasolina é bem salgadinho em aracaju viu. Enchi o tanque por 2,89 o litro.. Nao muito diferente do valor da Bahia onde encontramos alguns postos vendendo gasolina por ate 2,99.9 .. Foda.

Saindo de Aracaju continuamos pela 101 ate a entrada de Arapiraca. Calculei no GPS o trajeto por dentro de pernambuco para aliviar da 101 que estava interditada devido a uma batida entre caminhoes. no trajeto final aumentou somente 10 Km de acordo com o Tomtom, entao seguimos com destino a Garanhuns e depois seguindo para Gravatá (pista dupla ate recife), Chegando em joao pessoa a noite. Muito cuidado no trecho recife - joao pessoa, pois quase que iamos batendo em uma placa que estava plantada no meio da BR e nao era refletiva, isso com o tempo chuvoso.. maravilha!

Viagem tranquila demais, mas recomendo fazer em 4 dias no minimo e nao somente 3 como eu fiz, pois o segundo dia foi puxado com quase 19 hrs de viagem haha. A volta com certeza sera em 4 dias. depois posto as imagens da viagem.

Trajeto:

991 Km Primeiro Dia ( São Paulo SP - Vila Velha ES) Via BR 101

Gasto médio: R$180,71
Pedágio: R$46,00

1362, Km Segundo dia ( Vila Velha ES - Aracaju SE) Via BR 101

Gasto médio: R$244,00
Pedágio: R$1,80

639 Km Terceiro dia ( Aracaju SE, Garanhuns PE, Gravata PE, Recife PE, Joao Pessoa PB)

Gasto médio: R$114,66

4 Comentários:

Cris Paiva disse...

Olá Halysson... acabei de ver seu blog e fiquei feliz de ver que outras pessoas estao fazendo o mesmo percurso que nós queremos fazer..só que ao inverso. Estamos saindo de Joao Pessoa-PB dia 15 de dezembro. Estavamos calculando 4 dias com uma parada de um dia inteiro em uma das praias da Bahia...mas analisando o que vc falaou, pelo jeito vai precisar entao de 5 dias! O que vc achou das estradas? Onde devemos ter mais atenção!? Bom, eu e meu marido pretendemos sair de joao pessoa..entao ainda nao temos noção se o percurso será o mesmo que vc fez vindo de sao paulo.. a internet nao dá tantas dicas assim, e ficamos um pouco inseguros. No que vc puder colocar aqui no seu blog para nos ajudar...qdo vc vai voltar para sao paulo! Iria ficar mto grata vc colocar as dicas pra nós aqui. Um abraço. E valeu! Mas deve ser incrivel fazer esses tipos de viagem, pq o que a gente ve de coisas diferentes e incriveis ...coisas que vc só vê viajando de carro!!! kkkk

Halysson Britto disse...

Oi Cris. Entao algumas coisas que voce precisa saber é que sempre voce vai gastar bem mais do que planejado antes da viagem começar hahaha. Passei as ferias inteiras ai em Joao Pessoa e voltei nao em 3 dias porque foi muito cansativa a Ida, dirigindo media de 1000 Km por dia. Coisa de Louco isso ai ou entao se estiver com bastante pressa de chegar hehe. Bem na volta, passei por Porto de Galinhas de passagem para almoçar e dormi em aracaju. Seguimos viagem no outro dia sentido bahia, passando por salvador e dormindo finalmente em porto seguro. Acho que seria um lugar legal pra passar um dia, lugar bastante movimentado e com varias opções de lazer. Voce tambem encontra pousada bem barata por la. Acho que ficamos em uma que era quarto triplo, ainda aceitava animais e pagamos 120 reais creio. se quiser posso procurar o endereço e passar pra voce. Uma dica boa é acessar o www.booking.com , porque la voce ja consegue realizar a reserva ate mesmo pelo seu smarthphone. agilizou demais as nossas paradas, inclusive a pousada em Porto Seguro foi feita atraves de meu celular..

A estrada pelo que eu vi na internet era esburacada, muito perigosa, e fiquei um pouco com receio antes de viajar, mas quando coloquei o pe na estrada, a insegurança passou e vi que estava otima. Alguns trechos como a Bahia tem trechos com pouca sinalização vertical, dificuldando por exemplo ultrapassagens. Algumas vezes passei mais de 20 minutos atras de uma fileira de caminhoes subindo ladeira a 30 Km/h, mas o negocio é ter paciencia que um pouco mais pra frente sempre vai ter terceira faixa para veiculos pesados.

Alguns dos trechos eu fiz a noite, mas nao recomendo porque principalmente se voce vier por dentro da bahia e fizer o caminho que eu fiz, de salvador peguei a balsa para itaparica e fui pela 060, é muitoo mais perigoso, com maior numero de animais na pista, e propenso a acidentes se nao tiver bastante cuidado.

Se for fazer a viagem em 3/4 dias realmente acho complicado nao pegar nenhum trecho noturno, mas se evitar ao maximo é melhor.

Recomendo nao sair da 101, a nao ser que va entrar em alguma rodovia para a cidade posterior, como é o caso de porto seguro que voce tem que pegar uma BA alguma coisa.

Providencie um GPS. Uso um Tom Tom que me foi de grande ajuda por identificar postos de combustiveis, oficinas mecanicas, lugares para dormir, restaurantes, e me quebrou um grande galho quando a br 101 estava interditada entre sergipe e alagoas devido a um acidente entre dois caminhoes, e ali rapidinho tracei a rota pelo interior de pernambuco.

Prestem atencao quando estiverem passando pela bahia, porque fica um grande tempo sem ter postos de combustiveis, e quando fica tarde da noite, boa parte deles fecha, entao numa relaxe na questao combustivel.

levem sempre um calibrador na mala, assim como uma lanterna para qualquer imprevisto.. no mais, boa viagem ai e qualquer coisa é so me enviar um email: halyssonbritto@gmail.com que ajudo n0o que for possivel..

agora no final do ano dia 10 de dezembro estou programando ja outra viagem para joao pessoa, da uma olhada nas ultimas postagens do meu blog que eu to detalhando todos os trechos que vamos passar e locais de parada. viagem de 12 dias, passagem pelo litoral do rio de janeiro, ES e Bahia.. TOPP. Uma vez feita a viagem, nao se quer mais viajar de aviao haha.

abraços

José Henrique disse...

Ola Halysson! Parabéns pelo serviço prestado através do seu blog. Pretendo viajar para João Pessoa em janeiro 2013, eu, a esposa e 02 filhos pre adolescentes. Tenho receio quanto a viajar de carro para tão longe. Gostaria de receber mais dicas de locais de parada para dormir e refeições. Há e qual a media de gasto .

Um abraço

Henrique

Cris Paiva disse...

Ola halysson, td bem! olha so...ja estamos em sao paulo...a viagem de joao pessoa pra ca foi mto boa..tranquilissima, apesar de uns 2 engarrafamentos que nos atrasaram um pouco. A media geral foi no final em torno de 80km, pq de campos pra sao paulo foi mais livre apesar de no rio termos pego congestionamento...kkkk pegamos a 101 mesmo...terminamos a viagem em 6 dias, saimos dia 15 de dez e chegamos em sao paulo dia 19...paramos o primeiro dia em salvador. depois fomos p porto seguro e dormimos la 2 dias..depois fomos p campos e dormimos la 2 dias e depois p sao paulo. ENTAO HENRIQUE, pode fazer sua viagem tranquila... temos um certo gasto com gasolina, que dependendo do lugar cheguei a pagar 3,14 (porto seguro, ) kkk foi inacreditavel, kkkk mas faz parte. Qto a alimentacao, comemos na beira do rio sao francisco, divisa com aracaju. comida cara pra o que serve...media de 80,00 p 3 pessoas, comida bem simples mesmo.Qto aos pegadios..esses sao facada, pq sao mtos..nao calculei ainda qto gastamos, mas foi algo em torno do que vc disse, kkkk.tem vistas que nada pagam...rota do descobrimento, a linha verde na bahia, e lindo!!! qdo saimos de salador pegamos o ferryboat p itaparica e de la seguirmos p porto seguro...e lindo e tal, mas pra quem quer fazer em um dia salvador-portoseguro, nao aconselho...perde-se mto tempo! Mas aconselho a almocar em ilheus na empada(nao lembro o nome do restaurante, mas na pista vc ve log o nome EMPADA, Q OS DONOS TB TEM restaurante do lado...comida deliciosa e que vale o preco que se paga..nao achei caro pra o que serve. Bem servido tb.Vale a pena comer ai! De resto agora estamos voltando pra JP dia 3. Estamos vendo como vamos seguir ainda, kkkk! Abraco e feliz ano novo!