20 de jun de 2012

Gafieira Jazz

Intérpretes:PAULO MOURA E CLIFF KORMAN

Gafieira Jazz é uma compilação de dois álbuns gravados na Itália, frutos da parceria entre um dos maiores instrumentistas do Brasil e um importante artista do jazz americano: Paulo Moura (saxofone/clarineta) e Cliff Korman (piano). O primeiro álbum é “Mood Ingênuo: Pixinguinha Meets Duke Ellington”, que nasceu de um sonho de Paulo no qual os compositores Pixinguinha e Duke Ellington – que nunca se conheceram na vida real – se encontravam e dialogavam por meio da música. Em Gafieira Jazz, encontra-se a tradução que Paulo e Cliff fizeram, em Duo, deste suposto diálogo entre os dois compositores nas faixas “Saxofone, porque choras” (Ratinho), “Tarde de Chuva” (Paulo Moura) e “1X0” (Pixinguinha e Benedito Lacerda).

No segundo álbum, “Gafieira Dance Brasil”, Paulo e Cliff formaram um quinteto junto aos músicos David Finck (baixo), Paulo Braga (bateria) e Mestre Zé Paulo (cavaquinho). Em clássicos como “Noites Cariocas” (Jacob do Bandolim), “Pedacinhos do Céu” (Waldir Azevedo) e “Alma Brasileira” (Zeca Freitas), o ouvinte desfruta dos mundos paralelos das gafieiras e do improviso jazzístico. A notável apresentação de Paulo Moura no sax em "Manhã de Carnaval" (Luís Bonfá) não poderia ficar de fora desta seleção. Destaque também para os solos de cavaquinho de Mestre Zé Paulo, falecido precocemente neste ano de 2006.

Nascido em São José do Rio Preto em uma família de músicos, Paulo Moura cedo tornou-se um dos mais requisitados instrumentistas do Rio de Janeiro, sendo o primeiro clarinetista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro por dezessete anos. Arranjador e compositor, já tocou ao lado de grandes nomes como Ary Barroso, Sérgio Mendes, Raphael Rabello e muitos outros. Aprendiz de Roland Hanna e Kenny Barron, o pianista Cliff Korman estuda há 20 anos o universo musical do Brasil. Entre os brasileiros com quem já tocou, constam Astrud Gilberto e Toninho Horta, além de uma produção a quatro mãos com Wagner Tiso e Milton Nascimento no Festival Internacional de MPB, em São Paulo.

Paulo Moura e Cliff Korman se conheceram em 1981, em um workshop para estudantes americanos de música realizado em Woodstock, no estado de Nova York. Desde então firmaram uma parceria que já brindou o mundo com a junção do jazz e do samba. Nas palavras de Halina Grynberg, que produziu os dois últimos discos da dupla ao lado da esposa de Cliff, Natalia Indrimi: “Neste CD, originalmente gravado em Gênova, [...], vocês vão encontrar combinações e registros que, perdurando no tempo, se renovaram no encontro destes dois grandes músicos, hoje compadres, enovelando o jazz e o samba numa mesma arte dançante sem fronteiras”.

Faixas:

1. Alma brasileira
2. Mulatas 
3. 1x0
4.Tarde de Chuva
5. Manhã de Carnaval
6. Pedacinhos do Céu
7. Noites Cariocas
8. Sozinha 
9. Saxofone, porque choras

0 Comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger