7 de dez de 2011

Diferença entre Tela Resistiva e Capacitiva


Uma explicaçao ai entre a diferenca entre as telas do seu Celular / Tablet quando for comprar. Fica a dica!

Atualmente, existe uma porção de celulares com telas comandadas pelo toque e, com tantas opções, escolher um novo celular pode ser uma tarefa muito difícil. Esse post explicativo pode ajudar a decidir qual tipo de tela é mais adequada para cada um.
As telas resistivas são utilizadas há muito tempo na indústria de automação, em interfaces homem-máquina (IHM). São utilizadas, principalmente, por seu preço relativamente baixo em relação as outras tecnologias existentes. As telas capacitivas ganharam notoriedade por seu uso no iPhone, porém são utilizadas em alguns projetos de automação. É bem mais caro, e tem restrições à temperatura do ambiente, porém são mais precisas.
Telas Resistivas são compostas por várias camadas de material e, entre estas camadas, duas camadas de material condutor de eletricidade. Conforme pressionamos a tela, estes materiais fazem contato e, através do conceito de divisor de tensão, podemos saber a sua posição em coordenadas X-Y. Telas mais recentes também conseguem sentir a intensidade do toque e, assim, saber se o objeto que a está tocando é uma Stylus ou um dedo.
resistive
Uma tela resistiva oferece entre 75% a 85% de precisão e sempre necessitam ser calibradas, por causa do desgaste do material, o que acaba mudando a tensão de referência. São as telas mais baratas do mercado.
Já as Telas Capacitivas funcionam de uma maneira diferente: o material da mesma (normalmente um óxido fraco) é alimentado com uma pequena tensão, de modo a acumular energia (efeito conhecido como capacitância). O nosso corpo também é um capacitor, e quando em contato com a superfície, retira alguns elétrons da mesma (ou doa), assim sendo detectada a posição do toque. Como a mesma trabalha com troca de elétrons, canetas Stylus normais não funcionam, somente os dedos ou canetas especiais (em contraste com a resistiva, onde qualquer objeto é capaz de fazer as duas camadas condutoras se tocarem). A precisão deste tipo de tela é praticamente 100%, ela é de alta durabilidade, mas não pode trabalhar em ambientes muito frios ou quentes. Começou a aparecer no iPhone e a sua interface revolucionária, a qual não funcionaria se não fosse este tipo de tela.
capacitive
Tem quem prefira as telas Resistivas, que podem ser combinadas com uma caneta stylus, mas não são tão práticas. Outros preferem as Capacitivas, por quase inutilizar totalmente as canetinhas, sendo usado somente o dedo para operar o telefone. Mas a tendencia é que as telas Capacitivas sejam a tecnologia padrão dos futuros aparelhos, já que as Resistivas já estão muito defasadas.
Espero que isso ajude vocês a se decidirem na hora de comprar um novo telefone touchscreen.

0 Comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger