30 de jun de 2011

Circuit Bending - Voces ja ouviram falar?

A prática do circuit bending foi iniciada na década de 60 pelo americano Reed Ghazala,na época um garoto de apenas quinze anos de idade que por não poder comprar um sintetizador (em função de seu custo) passou a buscar novos efeitos sonoros através da adaptação de mecanismos elétricos que estavam ao seu alcance. O que poderia soar como mera distração de um jovem aparentemente desocupado veio a se tornar uma atividade bastante difundida pelo mundo, com a ampliação de sua influência no segmento musical ano após ano.
A técnica consiste basicamente na modificação de dispositivos eletrônicos (tais como brinquedos usados ou outros aparelhos) visando à criação de instrumentos musicais com uma sonoridade única, adaptados com uma série de novos recursos (componentes e botões) responsáveis por esta nova sonoridade. A experimentação é um dos processos mais pertinentes durante o processo de síntese destes materiais, fator que possibilita uma melhor absorção das capacidades de reprodução deste dispositivo eletrônico modificado. Interessante também pontuar que são muitas as variáveis que definem o som destes instrumentos, mesmo a bateria, influenciando de acordo com sua carga, fator que pode levar a uma infinidade de possibilidades para cada dispositivo eletrônico alterado.
A reutilização de materiais velhos ou descartados é outra prática abraçada pelo circuit bending cuja finalidade é bastante interessante, principalmente tratando-se de uma reciclagem das funcionalidades deste material (mais interessante ainda se pensarmos em uma reutilização artística).

Abaixo, uma materia da Trama Virtual sobre o assunto:


Texto Extraido do: http://www.ufscar.br/

0 Comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger