19 de fev de 2011

Lei obriga ensino de música em todas as escolas do país


Em agosto deste ano termina o prazo estabelecido para que toda escola pública e privada do Brasil inclua o ensino de música na grade curricular da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental). A exigência surgiu com a lei nº 11.769/08. "O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos", diz a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação).

Nas escolas, a música não deve ser necessariamente uma disciplina exclusiva. Ela pode integrar o ensino de arte, por exemplo, como explica Clélia. "A ideia é trabalhar com uma equipe multidisciplinar e, nela, ter entre os profissionais o professor de música", explica. Vale ressaltar que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, só estão autorizados a lecionar na Educação Básica os professores com formação em nível superior na área em que irão atuar.
A lei nº 11.769 não especifica se todas as séries devem ter a música incluída em sua grade curricular. "Assim como a quantidade de aulas por semana, isso teria de ter sido definido até este ano, junto aos sistemas de ensino estaduais e municipais", diz Clélia. Nas aulas de música, o MEC recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil. Informações do Educar para Crescer.
----
Como diz o professor erick, agora e lutar pra que seja implementada a musica eletronica como forma didatica de ensino, muito mais visual e interativo de se aprender! Corro, corro mas o sangue de professor sempre quer chegar e falar mais alto! uhasuhasuhhsah!

0 Comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger