29 de jan de 2011

Ano novo Chinês - Liberdade 29 e 30 de Janeiro

Procurando o que fazer amanha, encontrei uma programação interessante. Estava mesmo afim de conhecer o bairro da Liberdade que nao tive oportunidade de passar nas ultimas vezes que eu tinha vindo aqui. Vi agora na internet que está acontecendo uma festa que está em sua 6ª Edição, a Festa do ano novo chinês, na praça da Liberdade. Darei uma passadinha por la!


Locais e horários
Praça da Liberdade
Endereço:
Praça Da Liberdade, s/n
Tel.:(11) 9354-0850

Quando:
(Sáb, Dom, Sáb e Dom) Acontece dia 29/01, a partir das 12h00 e 30/01, a partir das 13h00. Grátis. Informações: 7860-9502.

Mais informações
Resenha por Jonas Lopes:
Sexta edição da festa que, no ano passado, levou 200 000 pessoas ao bairro da Liberdade. A data mais importante do calendário do país oriental (que em 2011 acontece, na verdade, no dia 3 de fevereiro) marca a entrada do Ano do Coelho, segundo o horóscopo chinês. Entre os eventos previstos para o palco estão diversas manifestações culturais, tais como apresentações de música e artes marciais, além de grupos de dança. Barracas de comidas típicas também ocupam o espaço. A contagem regressiva seguida de fogos está marcada para sábado (29/01), às 20h. Acontece nos dias 29 e 30/01/2011.






O Ano Novo Chinês é o feriado mais importante na China. Durante 15 dias os chineses resgatam suas origens, tradições e simbolismo. É um período de arrumação da casa, união de família e preparação para o ano que se inicia.
Geralmente é realizado um grande banquete em casa ou em restaurantes. Nesses jantares é comum ter grandes variedades de pratos e principalmente ter peixe na mesa, para simbolizar fartura o ano todo.
É nesse período que alguns chineses voltam de outras cidades para visitar os parentes e amigos, levando presentes e os tradicionais envelopes vermelhos contendo dinheiro, na qual são distribuídos como forma de ser generoso com os outros e a sorte ser generosa com eles.
O momento mais esperado da comemoração são as queimas dos fogos para atrair sorte e afastar coisas negativas.
Mas não é apenas na China que essa data é importante. Os chineses comemoram no mundo inteiro.
Nos Estados Unidos a comemoração do Ano Novo Chinês acontece desde 1953, porém adaptado à cultura americana, festejando à noite ou aos finais de semana. O festival é comemorado com jantares em restaurantes chineses, fogos de artifícios, a dança do leão de loja em loja desejando-lhes sorte e o desfile de americanos e chineses no Festival das Lanternas.
Em Londres é comemorado diversos eventos da cultura chinesa. O principal é o Ano Novo Chinês, que é organizado pela Associação Chinesa Chinatown de Londres. A celebração ocorre no centro de Londres, em Trafalgar Square com pratos típicos, barracas com artesanatos e culturas chinesas, ruas decoradas e a tradicional dança do Leão.
É no Canadá que encontramos as maiores Chinatowns do mundo. Elas estão localizadas em Vancouver, Montreal, Toronto entre outras cidades. Com uma grande população chinesa, a comemoração do Ano Novo Chinês é aguardada com ansiedade. E quando chega a festa, é realizada com grande tradição, desfiles pelas ruas, performances e comida típica.
No Brasil a comemoração ainda é recente. Em São Paulo a festa ocorre desde 2005 no bairro da Liberdade, onde os restaurantes, lojas e mercearias se enfeitam para a grande festa, que atrai turistas de todo o Brasil. O evento explora expressões artísticas e culturais com apresentações no palco como desfile de roupas, Kung Fu, pinturas e músicas. Nas proximidades do palco o visitante tem a oportunidade de apreciar a diferenciada gastronomia chinesa e artesanatos nas barracas instaladas.

12 signos


Conforme a lenda, Buda queria reorganizar a nação e marcou uma reunião com o reino animal, mas somente doze deles compareceram. Por essa honra, Buda decidiu homenageá-los, dedicando um ano para cada animal, de acordo com a ordem de chegada. Cada ano é um animal, que possui características similares às pessoas nascidas nos respectivos anos.

Esses animais passaram a representar os signos, são eles: o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e o porco.

Tigre

Anos de Tigre: 1962, 1974, 1986, 1998, 2010.
O Tigre é um animal ativo, confiante e impulsivo, tenta de tudo para alcançar suas metas. Responsável e generoso tem vontade própria de proteger as pessoas que o cerca. Gosta de ser reconhecido e curte a vida. Os tigres são sentimentais e estão sempre de bom humor.

Coelho

Anos de Coelho: 1963, 1975, 1987, 1999, 2011.
Os de Coelho são calmos, sempre estão em paz com a natureza. Apesar de ser contra as brigas e competições, ele é muito corajoso e determinado em defender os seus direitos e interesses. Gosta da beleza, adora suas amizades e do respeito. É discreto, porém sensual. Sua inteligência predomina sobre seus atos.


Dragão

Anos de Dragão: 1953, 1964, 1976, 1988, 2000.
A pessoa de Dragão possui uma força natural, que lhe da autoridade. É uma pessoa independente, responsável e gosta de arriscar para atingir seus objetivos, não costuma ficar parado e adora sentir-se útil e responsável, não gosta de rotina e nem de obedecer às regras. Possui um lado intuitivo e artístico. Costuma seguir os desejos do seu coração, é sentimental, e por isso quando ama é generoso e apaixonado.

Serpente


Anos de Serpente: 1954, 1965, 1977, 1989, 2001.
A pessoa de Serpente é esperta, intuitiva, autoconfiante e estrategista. Aprecia a beleza e o luxo. Acredita em sua própria capacidade e prefere trabalhar à sua maneira. A Serpente possui seu próprio jeito de viver, tornando ela misteriosa e sensual.


Cavalo


Anos de Cavalo: 1954, 1966, 1978, 1990, 2002.
O Cavalo é eficiente, jovem e sociável que preza sua liberdade acima de tudo e gosta de fazer seu próprio horário. Possui uma mente sagaz e perceptiva, não gosta de rotinas, nem ouvir os conselhos dos outros. Gosta de estar em movimento, viajar e costuma obter riqueza e respeito com facilidade.

Carneiro


Anos de Carneiro: 1955, 1967, 1979, 1991, 2003.
Os de Carneiro são honestos, sensíveis e gostam de ajudar aos necessitados. Sente uma vontade interna de coexistir com os inimigos. Amante da paz, prefere viver em harmonia com a natureza. É persistente e paciente, adora o seu próprio lar.


Macaco

Anos de Macaco: 1956, 1968, 1980, 1992, 2004.
A pessoa de Macaco é inteligência, astuto e divertido. Sua aprendizagem é rápida, tornando-o capaz de improvisar e criar suas próprias soluções. Sendo um gênio malandro, adora correr riscos. O Macaco é um sedutor, bondoso e criativo.


Galo

Anos de Galo: 1957, 1969, 1981, 1993, 2005.
O Galo é uma pessoa agradável, competente, alegre e independente. Metódico, costuma resolver os problemas de forma lógica. Por ser uma pessoa divertida, influencia as vidas dos outros. Aprecia ser reconhecido pelas pessoas e por perfeccionista, quando se dedica, dedica-se ao máximo.

Cachorro

Anos de Cachorro: 1958, 1970, 1982, 1994, 2006.
O Cachorro é um sujeito companheiro, visionário, capaz de batalhar pelos amigos e pela injustiça. Possui um auto-controle muito bem desenvolvido e sua lealdade predomina sobre suas ações. Ao encarar desafios, sempre busca os mais difíceis para sentir o valor da conquista. Amam com todo o coração e querem ser retribuídos da mesma maneira.

Porco

Anos de Porco: 1959, 1971, 1983, 1995, 2007.
Porco é um sujeito simples, sincero, caloroso e popular. Ao começar um relacionamento, é tímido, mas quando o ganha confiança, torna-se bastante agradável. Adora a simplicidade e a paz. Extremamente bondoso, não gostam de contrariar seus amigos, mas sim fortalecer os laços com sua generosidade e compreensão.

Rato

Anos de Rato: 1960, 1972, 1984, 1996, 2008.
Os de Rato são sociáveis e divertidos, gostam de segurança, portanto se esforçam ao máximo no trabalho. Adoram a companhia de seus amigos e familiares, compartilhando todos seus rendimentos. A pessoa deste signo é sincera e oportunista, odeia o desperdício, busca todas maneiras para agradar e cuidar de seus parentes.

Boi

Anos de Boi: 1961, 1973, 1985, 1997, 2009.
O signo de Boi representa a prosperidade, paciência e muita vontade de trabalhar. Uma pessoa decidida. De caráter firme, conservador e leal, se dá bem nos cargos de responsabilidade. As pessoas de boi geralmente tem uma natureza introvertida, mas são extremamente resolutas, uma promessa para eles, é dívida.

0 Comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger